Hélder Caixinha 2022

Hélder Caixinha

Iniciou o seu percurso fotográfico, em meados da década de 80, explorando temáticas como a fotografia de paisagem e de viagem. O preto e branco e, principalmente, os diapositivos a cores, foram as películas de eleição, para esta viagem analógica, onde procurava registar as paisagens naturais e urbanas que visitava.

Em 1994, enquanto bolseiro de um projeto de investigação na área do multimédia, descobre a fotografia digital e a edição com o Adobe Photoshop. Esta atração pelo digital seria plenamente concretizada em 2004, com o abandono da fotografia analógica e a aquisição da sua primeira câmara digital.

A partir de 2000, as viagens tornaram-se mais frequentes e a fotografia de viagem assumia uma maior importância no seu portefólio. Nos últimos anos, o quotidiano das gentes que encontra nessas viagens tem merecido a sua atenção e a fotografia de rua tornou-se a temática central do seu trabalho. Em paralelo e desde 2018, colabora com a Academia de Vela do SCA/AAUAV e a secção de Canoagem do SCA, na cobertura fotográfica de eventos e provas, regionais e nacionais, de vela e de canoagem.

É Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e Vice-Diretor do Mestrado em Comunicação Audiovisual para Novos Média. Leciona unidades curriculares nas áreas da fotografia e do vídeo e organiza anualmente a exposição UA.Unfiltered, onde são mostrados os melhores trabalhos fotográficos dos seus alunos. O seu portefólio pode ser visitado no Instagram, na área do utilizador – @hlittlebox.